sábado, 11 de abril de 2009

História da Astrologia




A astrologia aparece, sob alguma forma, em todas as culturas.



Origens




As primeiras cartas estelares do Egito datam de cerca de 4 200 a.C. e, embora sejam astronômicas, não se pode afirmar que houvesse distinção, àquela época, entre astronomia e astrologia.

Alguns historiadores afirmam que a astrologia surgiu na Suméria, por volta do IV milênio a.C. Por este motivo, durante muitos séculos, na Europa, os astrólogos foram chamados de caldeus. Uma das mais antigas referências foi encontrada em Nínive (Babilônia), na biblioteca de Assurbanipal. No entanto, a observação do céu à procura de presságios pode ser bem anterior, naquela região de clima imprevisível, onde as cheias dos rios Tigre e Eufrates não obedeciam um ritmo anual como as do Nilo.

Em tempos mais recentes, tem-se discutido a possibilidade de ser outra a origem da astrologia: a civilização do Vale do Indo, ou harapana. Em comum, essas duas civilizações compartilham a ênfase no papel das estrelas, pano de fundo e baliza do movimento do Sol e da Lua. Em Harappa teria se originado o conceito de nakshatra (sânscrito, "os imortais"), manazil (árabe) ou mansão lunar, que mais tarde daria origem ao zodíaco. Em ambas regiões o Sol causticante não é, como na fria Europa, o doador da vida, e sim a Lua, com as marés que provoca no mundo físico e nos seres vivos. Portanto, os nakshatras mediam a passagem da Lua pelo céu, sendo cada um destes asterismos a medida de arco média percorrida pela Lua em um dia.

4 comentários:

  1. Luan

    desejo-lhe muito sucesso com este blogue.

    abraço

    António

    ResponderExcluir
  2. Luan!
    Gostei demais do que vi e do que li!!!
    Seu trabalho aqui promete! Já sou seguidora!!!
    Não deixe de aparecer no dia 13/04/2009 no Navegante...estará em clima de festa reunindo os amigos!!!
    Um beijo.
    Astrid

    ResponderExcluir
  3. Antônio

    Obrigado,isso é muito bom vindo de um especialista no assunto como você!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Astrid

    Muito Obrigado,sou grato pelo seu comentário!

    Vou aparecer lá no níver do seu Blog sim,pode deixar =]

    Beijos

    ResponderExcluir